10/05/2011

Membros do Conselho de Representantes da Apesan e alguns associados têm se reunido regularmente para avaliar os acontecimentos e as perspectivas para a Sanepar no contexto deste novo governo.
Passados os primeiros cem dias de gestão, foi elaborado um diagnóstico e decidiu-se pelo encaminhamento de uma carta ao diretor-presidente da Sanepar, expondo de forma objetiva a opinião dos associados da Apesan sobre este perÃodo inicial de gestão.
A carta foi entregue em mãos ao presidente da empresa pelo diretor-presidente da Apesan, pelo presidente do Conselho de Representantes, e pelo presidente do Conselho Fiscal, no dia 27 de abril.
Após uma breve explanação sobre os motivos que levaram ao pedido da audiência, o documento entregue foi lido pelo diretor-presidente da Sanepar.
A carta se constituiu basicamente dos seguintes tópicos:
1. Medidas consideradas acertadas e de impacto positivo para o futuro da Sanepar
- Aplicação da primeira fase do processo de realinhamento tarifário, necessário para a sustentação dos programas de investimento;
- Recadastramento dos inscritos na Tarifa Social;
- Criação das Gerências Gerais de Ponta Grossa, Cascavel e Maringá que juntamente com as existentes em Curitiba e Londrina darão melhor desempenho à Diretoria de Operações;
- Revisão do programa de investimentos e das prioridades para aplicação mais adequada dos recursos financeiros;
- Incentivo para iniciativas que permitam ampliar a atuação da empresa em novos negócios, tal como em resÃduos sólidos;
- Restabelecimento das relações institucionais com o sócio minoritário.
2. Medidas que são motivo de preocupação por parte dos associados
- Ameaças de nomeação de pessoas estranhas ao corpo funcional para cargos gerenciais, cujo conhecimento especÃfico da área de saneamento não encontra igual competência fora dos quadros da empresa;
- Nomeação para cargos gerenciais de empregados aposentados em detrimento de bons profissionais do quadro de ativos;
- Designação de gerentes e coordenadores sem levar em conta requisitos mÃnimos necessários ao bom desempenho da função em detrimento aos bons quadros existentes na empresa;
- Preenchimento do quadro de gerentes, coordenadores, assessores e assistentes com pessoas de competência duvidosa ou que denegriram a imagem da empresa, utilizando-se de métodos antiéticos de fazer campanha polÃtica.
3. Sugestão de medidas para que as preocupações apontadas não representem problemas para o desempenho da Sanepar no futuro
- Definição de quantidades máximas de assessores e assistentes por diretoria, e que estes cargos sejam preenchidos, preferencialmente, por empregados da Sanepar;
- Implementação de uma estrutura de cargos e salários que contemple adequadamente as diversas funções, de maneira que não seja necessária a designação de profissionais para assessorias e assistências como forma de compensar sua baixa remuneração;
- Instituição de critérios de avaliação de complexidade, importância e outros, para melhorar a remuneração de empregados que, por perfil ou pelas funções especializadas que exercem, não ingressam na carreira gerencial;
- Estabelecimento de critérios de seleção e escala de acesso para designação de cargos gerenciais (gerentes, coordenadores, supervisores e gestores);
- Estabelecimento em estatuto de que cargos gerenciais somente podem ser ocupados por profissionais da ativa do quadro próprio da Sanepar, exceto para funções não ligadas diretamente ao negócio da empresa.
Após a leitura do documento, o diretor-presidente da Sanepar se mostrou receptivo e aberto ao debate. Afirmou que decisões que se mostrem inadequadas serão motivo de revisão e que dará total prioridade ao desenvolvimento de um novo Plano de Cargos e Salários, simultaneamente aos estudos (em fase de contratação) para a reorganização administrativa da empresa, com participação da Apesan nestes trabalhos.
Ao final do encontro, os representantes da Apesan ainda reiteraram o pedido de atenção e consideração ao documento “Contribuições da Apesan para a Gestão da Saneparâ€, já entregue a toda a Diretoria no inÃcio da gestão.