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No currÃculo, profissional tem de saber vender sua experiência
27/01/2012
Redação UOL
São Paulo – 03/09/2008
Profissionais com mais experiência costumam ir aos extremos ao preparar seus currÃculos: ou listam todos os empregos pelos quais passaram ou se esquecem de valorizar as funções que já tiveram. Nos dois casos, perdem a oportunidade de mostrar o que realmente têm de melhor.
É preciso colocar os últimos anos de atuação ou as últimas quatro empresas em que trabalhou. Na entrevista, ele poderá falar dos outros [cargos], mas eles estão implÃcitos. Sabe-se que ele teve uma trajetória até chegar ali", sugere a consultora de recursos humanos Gláucia Santos, da Catho.Â
Mas colocar as mudanças de emprego não pode "pegar mal"? Não, segundo a especialista. "A empresa entende que o desemprego não está relacionado só ao desempenho da pessoa, e sim a uma questão de mercado, como a fusão de grande corporações."Â
Outro ponto a ser seguido: não descreva as atividades que já teve, mas foque nos resultados obtidos. Por exemplo, diga se conseguiu redução de custos ou aumento de faturamento e apresente os projetos que desenvolveu. As promoções, caso tenham ocorrido, são outro item essencial.
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REPRESENTANTES DA APESAN ENTREGAM CARTA AO DIRETOR-PRESIDENTE DA SANEPAR
10/05/2011
Membros do Conselho de Representantes da Apesan e alguns associados têm se reunido regularmente para avaliar os acontecimentos e as perspectivas para a Sanepar no contexto deste novo governo.
Passados os primeiros cem dias de gestão, foi elaborado um diagnóstico e decidiu-se pelo encaminhamento de uma carta ao diretor-presidente da Sanepar, expondo de forma objetiva a opinião dos associados da Apesan sobre este perÃodo inicial de gestão.
A carta foi entregue em mãos ao presidente da empresa pelo diretor-presidente da Apesan, pelo presidente do Conselho de Representantes, e pelo presidente do Conselho Fiscal, no dia 27 de abril.
Após uma breve explanação sobre os motivos que levaram ao pedido da audiência, o documento entregue foi lido pelo diretor-presidente da Sanepar.
A carta se constituiu basicamente dos seguintes tópicos:
1. Medidas consideradas acertadas e de impacto positivo para o futuro da Sanepar
- Aplicação da primeira fase do processo de realinhamento tarifário, necessário para a sustentação dos programas de investimento;
- Recadastramento dos inscritos na Tarifa Social;
- Criação das Gerências Gerais de Ponta Grossa, Cascavel e Maringá que juntamente com as existentes em Curitiba e Londrina darão melhor desempenho à Diretoria de Operações;
- Revisão do programa de investimentos e das prioridades para aplicação mais adequada dos recursos financeiros;
- Incentivo para iniciativas que permitam ampliar a atuação da empresa em novos negócios, tal como em resÃduos sólidos;
- Restabelecimento das relações institucionais com o sócio minoritário.
2. Medidas que são motivo de preocupação por parte dos associados
- Ameaças de nomeação de pessoas estranhas ao corpo funcional para cargos gerenciais, cujo conhecimento especÃfico da área de saneamento não encontra igual competência fora dos quadros da empresa;
- Nomeação para cargos gerenciais de empregados aposentados em detrimento de bons profissionais do quadro de ativos;
- Designação de gerentes e coordenadores sem levar em conta requisitos mÃnimos necessários ao bom desempenho da função em detrimento aos bons quadros existentes na empresa;
- Preenchimento do quadro de gerentes, coordenadores, assessores e assistentes com pessoas de competência duvidosa ou que denegriram a imagem da empresa, utilizando-se de métodos antiéticos de fazer campanha polÃtica.
3. Sugestão de medidas para que as preocupações apontadas não representem problemas para o desempenho da Sanepar no futuro
- Definição de quantidades máximas de assessores e assistentes por diretoria, e que estes cargos sejam preenchidos, preferencialmente, por empregados da Sanepar;
- Implementação de uma estrutura de cargos e salários que contemple adequadamente as diversas funções, de maneira que não seja necessária a designação de profissionais para assessorias e assistências como forma de compensar sua baixa remuneração;
- Instituição de critérios de avaliação de complexidade, importância e outros, para melhorar a remuneração de empregados que, por perfil ou pelas funções especializadas que exercem, não ingressam na carreira gerencial;
- Estabelecimento de critérios de seleção e escala de acesso para designação de cargos gerenciais (gerentes, coordenadores, supervisores e gestores);
- Estabelecimento em estatuto de que cargos gerenciais somente podem ser ocupados por profissionais da ativa do quadro próprio da Sanepar, exceto para funções não ligadas diretamente ao negócio da empresa.
Após a leitura do documento, o diretor-presidente da Sanepar se mostrou receptivo e aberto ao debate. Afirmou que decisões que se mostrem inadequadas serão motivo de revisão e que dará total prioridade ao desenvolvimento de um novo Plano de Cargos e Salários, simultaneamente aos estudos (em fase de contratação) para a reorganização administrativa da empresa, com participação da Apesan nestes trabalhos.
Ao final do encontro, os representantes da Apesan ainda reiteraram o pedido de atenção e consideração ao documento “Contribuições da Apesan para a Gestão da Saneparâ€, já entregue a toda a Diretoria no inÃcio da gestão.
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Assembléia aprova balanço da Apesan
10/04/2011
Na Assembléia Geral, realizada no dia 31 de março, os associados da Apesan (Associação dos Profissionais Empregados da Sanepar) aprovaram, por unanimidade, o balanço do exercÃcio fiscal de 2010.
Para aprovação, os associados levaram em conta o parecer favorável do Conselho Fiscal, que já havia apreciado a documentação. Conforme os documentos, a receita da Apesan em 2010 foi de 16.351,85 mil, e as despesas totalizaram R$11.034,28. Isso significa um superávit de 32% sobre o valor arrecadado.
Planejamento
Na Assembléia também foi aprovada a proposta orçamentária para 2011. Com os recursos disponÃveis, a diretoria pretende adquirir mobiliário para a sede da Apesan e promover dois grandes eventos, além de reuniões regionais.
Os documentos relativos ao balanço e ao plano de trabalho para este ano estão disponÃveis no site da Apesan (www.apesan.org.br)