Notícias

AESabesp integra debate da Apesan sobre o novo marco regulatório do saneamento

16/10/2019
A Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp marcou presença no debate sobre o Projeto de Lei n° 3.261/2019, que altera o marco regulatório do saneamento (Lei n° 11.445/2007), promovido, na última quinta-feira, 10 de outubro, pela Apesan – da Associação dos Profissionais Empregados da Sanepar. Abiatar Castro de Oliveira, gerente de Departamento Operacional da Sabesp e membro da Diretoria da Associação, representou a presidente Viviana Borges, no evento que aconteceu no CRIA CWB Campus Rebouças, em Curitiba/PR.

Além de Abiatar, também participaram da discussão o gerente jurídico da Sanepar, Marcus Venicio Cavassin, que é membro da Câmara Técnica da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), José Aurélio Boranga, representando Roberval Tavares de Souza, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, e o geólogo Erivelto Silveira, Presidente do Conselho de representantes da Apesan.

“Quero agradecer a AESabesp por ter me dado essa oportunidade de representar a nossa instituição em outro estado da federação”, diz Abiatar.

Ele comenta como foi o debate e sua importância. “Nossa presença foi oportuna. Pudemos colocar ali o nosso ponto de vista, debater alguns aspectos dessas propostas de alteração que consideramos relevantes e outros que consideramos retrocesso para todo setor. Demonstramos, novamente, que não importa se a operação é pública, privada ou mista. Mostramos exemplos de empresas que são eficientes e deficitárias atuando nos municípios. Pudemos colocar e debater a questão de capacitação para o setor. Notamos que a eficiência na gestão de saneamento depende muito de capacitação”, conta.
De acordo com Abiatar, é preciso estimular o surgimento de novos profissionais no mercado do saneamento, com busca de novas tecnologias e inovações. Neste contexto, em sua apresentação, ele abordou as importantes iniciativas da entidade, como a criação do Polo Avançado na região do Vale do Silício na Califórnia, nos Estados Unidos, o Museu da Água [que terá edital divulgado em breve para escolha do projeto arquitetônico – ambas lançadas durante o 30º Encontro Técnico/Fenasan 2019] a missão realizada, em Chicago, Illinois (EUA) (leia mais aqui) e a parceria junto à empresa Messe München, concessionária de saneamento alemã, que coordena a IFAT, a maior feira de tecnologia em saneamento da Europa.

“Então, foi oportuno esse debate para reflexões sobre eficiência. Ser eficiente é ter capacidade de investimentos e também capacitação dos profissionais dentro do setor”, reforça. “Novamente, quero registrar o meu agradecimento à nossa AESabesp, que mais uma vez rompeu fronteiras. Não importa onde esteja – dentro ou fora do país -, nós continuaremos defendendo nosso setor, principalmente quando querem alterar o marco legal sem consultar as entidades envolvidas, sem consultar os profissionais especializados, que têm muita experiência no setor”, enfatiza Abiatar. “Não podemos nos calar. Nós continuaremos a lutar, junto aos nossos demais colegas, às nossas entidades parceiras para que vença o saneamento, para que vença a saúde pública. E que não deixemos que oportunistas levem este setor para um retrocesso e um caminho sem volta”, finaliza.


fonte https://www.aesabesp.org.br/2019/10/14/aesabesp-integra-debate-da-apesan-sobre-o-novo-marco-regulatorio-do-saneamento/

Contato

Para entrar em contato com a APESAN, preencha o formulário abaixo.
Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado por entrar em contato com a Lacuna!
X